Bem vindo a Clínica Dr. Jorge Wenke

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Blog

Home > Blog > ARTROSE DO JOELHO

ÚLTIMOS POSTS

15

MAR

Dr. Jorge Wenke

Tipos, Joelho

Você sabe o que é Artrose do Joelho?

A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem do joelho que afeta mais frequentemente pessoas depois dos 60 anos, mas outros fatores podem levar ao início mais precoce como  peso, tipo de trabalho, atividade física de alto impacto, e traumatismos que podem  acelerar  o processo de artrose.

Como forma de tratamento para este mal, a medicina já dispõe de tratamentos avançados para cada fase do desgaste que serão discutidos ao final deste artigo.

 

Os sintomas mais comumente associados à artrose:

1 - Dor no joelho após esforços e melhora com o repouso: numa fase mais avançada, as dores podem impedir o indivíduo de dormir à noite

2 - Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso: geralmente, passa após 30 minutos ou quando começam as atividades normais do dia

3 - Presença de estalos ao movimento ou crepitações;

4 - Inchaço e calor: geralmente na fase inflamatória

5 - Sensação de aumento de tamanho do joelho: devido ao crescimento dos ossos (osteófitos)  ao redor do joelho

6 - Movimentos mais limitados: especialmente esticar o joelho totalmente

7 - Dificuldade em apoiar a perna no chão

8 - Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados

 

Os sintomas podem afetar um ou ambos os joelhos.

Como se iniciam os sintomas?

A dor  ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. No início dos sintomas o repouso alivia os sintomas.

É a dor, em geral, que conduz o doente a procurar o médico. O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma. O responsável por esse edema é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado. Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento. Nas gonartroses avançadas, a  deformidade do membro inferior é o terceiro sintoma. As deformidades podem ser em varo ( joelho para fora e pés para dentro, também chamado popularmente de "perna de cowboy ") ou valgo (joelhos para dentro e pés para fora). Estes sintomas vão progressivamente impedir que o doente ande normalmente. A utilização das bengalas pode tornar-se indispensável.  A rigidez articular pode ser o sintoma mais tardio.

 

Os principais fatores de risco para artrose são:

• Idade.

• Sexo feminino.

• Obesidade.

• Ocupação (trabalhos que forcem as articulações cronicamente).

• Atividades desportivas de alto impacto.

• Traumas nas articulações.

• Doenças musculares.

• Predisposição genética.

• Deformidades ósseas.

 

O que fazer para tentar prevenir?

A artrose pode ser prevenida através da adoção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios  tais como musculação ,  caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção desta.

 

Como é feito o tratamento?

O tratamento para artrose no joelho pode ser feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e medicações condroprotetoras  que ajudam na restauração da articulação. Além disso, é importante realizar fisioterapia e, nos casos de dor persistente, pode-se recorrer ao tratamento de Viscossuplementação que consiste na infiltração de ácido hialurônico, medicação esta que promove efeitos mecânicos (lubrificação direta da articulação) , alívio da dor e alteração do processo inflamatório dentro da articulação no sentido de retardar a perda de cartilagem. Este procedimento é feito comumente no consultório médico.

 

A cirurgia está indicada nos casos refratários ao tratamento conservador.

 Na artrose inicial pode ser feita uma artroscopia (cirurgia por vídeo) com objetivo de desbridar fragmentos  que estejam soltando dentro do joelho, regularizar as lesões de cartilagem e meniscos e ressecar tecido sinovial inflamado podendo associar a viscossuplementação com ácido hialurônico no final do procedimento.

 

Na artrose mais avançada pode ser necessário cirurgia de Artroplastia do joelho, ou seja, uma substituição do articulação desgastada por uma Prótese de Joelho com objetivo de aliviar as dores, corrigir a deformidade e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A CLÍNICA

A Clínica Dr. Jorge Wenke foi fundada pelo Médico Ortopedista Dr. Jorge Rafael Wenke, e tem como objetivo  se tornar uma clínica com um excelente padrão de  atendimento a qualquer tipo de patologia e problema ortopédico.

NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Av: Ataulfo de Paiva, 135/917
(Ed. Cidade do Leblon)
Leblon / RJ

Submitting Form...

The server encountered an error.

Formulário recebido.

©2016. Desenvolvimento Vircom Design. Todos os direitos reservados