Bem vindo a Clínica Dr. Jorge Wenke

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Tratamentos

Home > Tratamentos

  • +  Artroscopia

    Informações Gerais

    O Procedimento

    A Cirurgia

    Conhecendo o joelho

    O joelho é a maior e uma das mais importantes articulações do corpo. Nela convergem ossos, cartilagens, meniscos, ligamentos, músculos, tendões e cápsula articular. A integração desses vários elementos faz desta articulação uma estrutura muito complexa e de grande mobilidade. Por tudo isso, além de suportar o peso do corpo e estar exposta a todo tipo de traumatismos, acidentes e doenças, o joelho sofre lesões com muita frequência. E muito difícil encontrar alguém de idade avançada que em algum momento da vida não tenha tido problemas com os joelhos.

    O que é artroscopia do joelho?

    A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, utilizado para diagnosticar e/ou tratar doenças dessa articulação. Ela permite ao médico ver o interior da articulação e os seus vários elementos.

    Quem deve fazer o procedimento?

    E possível que o médico solicite uma artroscospia se o paciente tem um edema (aumento de líquido no joelho), dor persistente, travamento, falseio ou perda de confiança no joelho. Assim, ele poderá diagnosticar e tratar, sempre que outros tratamentos não tenham tido efeito. A artroscopia tanto pode ajudar a diagnosticar como tratar situações, como rompimento de meniscos, rotura de ligamentos, inflamações, problemas patelares, etc.

    Como a cirurgia é realizada?

    A artroscopia é geralmente feita com anestesia do tipo raquianestesia, através de dois pequenos portais (furinhos) onde o cirurgião insere a câmera de vídeo e as pinças ou instrumentais necessários. Todas as partes internas do joelho são visualizadas em um monitor de vídeo e as lesões são identificadas e tratadas.
    O procedimento leva de 30 minutos a 1 hora dependendo do tipo de lesão a ser tratada. O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia à noite ou no dia seguinte pela manhã. O joelho não precisa ficar imobilizado e é permitido pisar precocemente com auxílio de muletas.
    Após 7 dias os pontos são retirados e então a fisioterapia é iniciada.

  • +  Artroplastia

    Informações Gerais

    Quando é Necessária

    O Retorno

    O que é artroplastia do joelho?

    A artroplastia do Joelho ou a cirurgia da substituição do joelho é a cirurgia que troca a superfície desgastada do joelho por uma prótese. As técnicas cirúrgicas avançaram muito nas últimas décadas, devido à melhor compreensão da patofisiologia e das funções do joelho e o desenvolvimento de novas próteses.

    Quando a artroplastia do joelho é necessária?

    A razão a mais comum para executar uma artroplastia do joelho é a osteoartrite (artrose), em pacientes em que o tratamento conservador (fisioterapia, perda de peso, fortalecimento muscular, viscossuplementação) não obteve sucesso em controlar a dor e dar qualidade de vida.  O número de substituições totais do joelho está em elevação com as mais de 70.000 artroplastias do joelho  sendo realizadas no Reino Unido todos os anos, por exemplo. Com o aumento da expectativa de vida, tende a aumentar a quantidade de artroplastias. A maioria dos pacientes tem mais de 65 anos de idade.

    Indicações:

    - Artrose (a indicação a mais comum)

    - Artrite reumatóide

    - Desordem da hemofilia ou do sangramento

    - Outros tipos de artrite

    - Gota

    Quando se dá o retorno as atividades?

    Os Pacientes são incentivados andar no segundo dia do pós-operatório. O movimento e a fisioterapia precoce são recomendados para a recuperação rápida. O paciente pode deambular precocemente com muletas ou andador nas primeiras semanas.

  • + Meniscectomia

    Informações Gerais

    Conhecendo a Meniscetomia

    O procedimento pelo qual o médico usa um artroscópio e outros instrumentos para remover ou reparar todo ou parte do menisco danificado. O menisco é um pedaço de tecido elástico, que fica entre os ossos da articulação do joelho. Um artroscópio é um tubo com uma luz na ponta que projeta a imagem do interior da articulação em um monitor de vídeo, e tem aproximadamente 5mm de diâmetro.

  • +  Prótese de Joelho

    Informações Gerais

    Procedimento

    Tratamento

    Conhecendo a Prótese de Joelho

    As próteses de joelho são substituições articulares indicadas em casos de artrose severa, com ou sem desvio do eixo do joelho, dor importante e restrição funcional, limitando o paciente de atividades cotidianas. A ideia de interpor algo entre os ossos do joelho para evitar o atrito e a sobrecarga óssea, e consequentemente a dor, surgiu em 1860 por Fergunsson. As tentativas iniciais foram realizadas com tecidos moles (cápsula articular, pele, músculos, fáscia, gordura e até tecidos suínos).

    O primeiro implante surgiu na década de 40, porém como não reproduzia a complexidade do joelho, o paciente permanecia com dor, instabilidade e perdas funcionais importantes. Em 1971 Gunston conseguiu reproduzir parcialmente o conjunto de movimentos do joelho, e desenhou uma prótese que apresentou melhores resultados, sendo este o modelo para os implantes seguintes.  Hoje em dia, o desenvolvimento da técnica da cirurgia de prótese de joelho tem proporcionado uma melhora importante na qualidade de vida dos pacientes.

    A evolução das próteses

    Esta evolução passou recentemente pelo desenvolvimento das próteses parciais, aonde é feita a substituição apenas do compartimento do joelho atingido pela artrose grave. Existem 3 compartimentos no joelho: o medial, lateral, compostos pela articulação entre fêmur e tíbia, e o patelo-femoral. Estes tipos de prótese tem indicações restritas, e o joelho deve ser cuidadosamente analisado para que não haja substituição ou manutenção indevida de determinadas estruturas.

    Como é tratada?

    UItiliza os seguintes parâmetros para indicar a cirurgia:

     

    - Artrose Grave Comprovado por Exames de Imagem

    - Dor Importante (com a qual o paciente dependa de medicações para estar bem)

    - Restrições Funcionais Impostas Pelo Desgaste (dificuldade em realizar tarefas básicas)

     

    Os desvios angulares do joelho devem ser levados em consideração. O sistema músculo-esquelético humano, no qual as articulações estão incluídas, podem ser comparadas a um sistema de engrenagens,  quando uma das peças começa a entortar e falhar, as outras podem ser sobrecarregadas. Um desvio em valgo ou varo do joelho deve ser cuidadosamente estudado para que evitemos dores principalmente na coluna lombar e nos quadris.

  • +  Osteotomia

    Informações Gerais

    A Origem

    Evolução e Cirurgia

    Conhecendo a Osteotomia

    A Osteotomia do Joelho, especificamente do osso da tíbia, se trata de um procedimento cirúrgico que pode ser recomendado caso o paciente apresente artrose de um, e apenas um, dos compartimentos do joelho. O termo "osteotomia" se refere ao corte do osso para uma correçao do eixo do membro inferior, no caso do joelho, para alteracao da área de carga dentro da articulação.

    O procedimento envolve a remoção ou adição de uma cunha de osso na tíbia proximal ou fêmur distal  para ajudar a mudar o peso do corpo para fora da parte danificada de seu joelho. A Osteotomia do Joelho é mais comumente realizada em pessoas que podem ser consideradas muito jovem para uma substituição total do joelho. A substituição total do joelho por prótese de joelho, tem a desvantagem de se desgastar muito mais rapidamente em pessoas com menos de 55 anos do que em pessoas com mais de 70 anos. Muitas pessoas que se submetem à Osteotomia de Joelho eventualmente precisarão de uma substituição total do joelho, ou Prótese do Joelho, geralmente cerca de 10 a 15 anos após a Osteotomia.

    Qual é a origem desta doença?

    Acredita-se que a artrose de um dos compartimentos de carga do joelho aconteça por uma pressão aumentada deste compartimento afetado. Existem algumas causas que explicam a evolução desta artrose.

     

    Cito algumas:

    - Alteração do eixo da perna por causa genética ou por fraturas prévias;

    - Meniscectomias muito extensas, ou seja, quando se retira uma grande parte do menisco, que protege o contato entre os ossos, a pressão no compartimento onde o menisco foi retirado é aumentada e causa evolução da Artrose;

    - Excesso de sobrepeso, alteração / fraqueza muscular.

    Como ocorre a evolução desta doença?

    A medida que a Artrose evolui a alteração do eixo do joelho pode aumentar cada vez mais, podendo comprometer todo o joelho. Normalmente o paciente refere dores na região afetada pela Artrose. Seja do lado de dentro ou de fora do joelho.

    Como é feita a cirurgia?

    Trata-se de uma retirada ou colocação de cunha na região do osso da tíbia ou fêmur para correção do eixo da perna e consequente diminuição da pressão aumentada sobre o compartimento com artrite / artrose.

  • +  Viscossuplementação

    Informações Gerais

    Procedimentos

    Tratamento

    Conhecendo a Viscossuplementação

    A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Podemos dizer que seria como colocar um "lubrificante" entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor. A viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significativo e seguro para pacientes com artrose do joelho e quadril. Além da dor, melhora também a função da articulação. A viscossuplementação com ácido hialurônico tem ainda propriedades químicas agindo diretamente no líquido sinovial e cartilagens, podendo melhorar ou retardar a artrose.

    E indicada nos pacientes com artrose leve ou moderada sintomáticos e tem mostrado resultados interessantes também naqueles que tem artrose maior mas desejam postergar ou não fazer a cirurgia de artroplastia. Os efeitos benéficos da viscossuplementação podem durar de 6 meses a 1 ano, e o tratamento pode ser repetido depois.

    Como o ácido hialurônico funciona?

    Nos joelhos com desgaste, o fluído da articulação (chamado fluído sinovial) pode falhar e se tornar deficiente e não fornecer o amortecimento adequado para que a articulação evite a piora do desgaste. A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações para diminuir o impacto, o desgaste, e por consequência a dor, o desconforto e a limitação de uso das articulações. O ácido hialurônico tem função química e física contra a artrose.

    Como o ácido hialurônico é administrado no Joelho?

    E um procedimento simples, realizado no consultório, que leva poucos minutos. E realizada uma injeção com ácido hialurônico dentro do espaço articular. Após a aplicação, você pode retornar as atividades normais do dia-a-dia, mas deve evitar qualquer atividade exaustiva por cerca de 48 horas. Pode ser realizado também no centro cirúrgico após uma cirurgia de artroscopia.

    Por que eu devo fazer a viscossuplementação?

    Sabe-se que o tempo desde o início da dor nas articulações, devido ao desgaste, até a necessidade de tratamento cirúrgico pode ser muito variável. Esta opção de tratamento tem como objetivo justamente retardar a progressão do desgaste e postergar a decisão por uma artroplastia (colocação de prótese).

  • +  Reconstrução Ligamentar

    Informações Gerais

    Pós-operatório

    Conhecendo a Reconstrução Ligamentar

    Indicamos este procedimento naqueles pacientes que apresentam instabilidade nas atividades cotidianas, devido à lesão de algum importante ilgamento do joelho, levando-se em consideração a idade e as futuras expectativas dos mesmos. Nos esportistas, que desejam manter a atividade atlética, também optamos por esta técnica, inclusive nos casos que exigem alta resistência mecânica do novo ligamento.

    A possibilidade cirúrgica também deve ser considerada em pacientes adultos jovens, mesmo sem quadro clinico exuberante.

    Conduta Pós-operatória

    Embora adotemos uma reabilitação mais conservadora, já no 1º dia de pós-operatório, o paciente é estimulado a realizar flexo-extensão do joelho. Não usamos órteses, nem tão pouco limitamos a extensão. Também estimulamos exercícios isométricos, inclusive de quadríceps. Esperamos extensão total, já no 1º dia, e flexão próxima de 90 na primeira semana.

    Só liberamos a carga total sem auxilio de muletas após 21 dias. Nesta fase, já esperamos encontrar flexão superior a 120.

    Com dez semanas, além de mantermos as atividades para ganho de massa muscular, também iniciamos os exercícios de propriocepção mais intensos. Atividades esportivas rigorosas, somente são autorizadas após pelo menos 6 meses do procedimento cirúrgico.

  • +  Ligamento Cruzado Anterior

    Informações Gerais

    Procedimento

    Lesões

    Conhecendo o LCA

    O ligamento cruzado anterior está localizado na parte central da cápsula articular, fora da cavidade sinovial; ele começa no fundo do entalhe do fêmur distal e se espalha ao londo da parede medial do côndilo femoral lateral. Assim, a parte posterior-lateral do fêmur e a parte anterior-medial da tíbia são conectadas pelo LCA que é composto por dois feixes, e esta conexão tem como função dar estabilidade ao joelho.

    Comportamento dos feixes

    Os dois feixes do Ligamento do Cruzado Anterior (LCA) se comportam diferentemente durante o movimento de flexo-extensão do joelho. A porção Antero-medial tem um comportamento mais isométrico, ou seja, independentemente da posição do joelho ela mantém um tensão mais uniforme. A banda póstero-lateral, no entanto, está mais tensa quando o joelho está esticado e fica mais relaxada quando o joelho está ou dobrado. Esta banda tem também maior influência na estabilidade rotacional do joelho.

    Principais Lesões

    O ligamento cruzado anterior do joelho é uma estrutura muito susceptível a lesões, principalmente no meio esportivo. De acordo com a Sociedade Americana de Ortopedia, cerca de 150 mil lesões do LCA ocorrem todos os anos nos Estados Unidos.

    A lesão do LCA ocorre primordialmente durante a atividade esportiva, mas também pode ocorrer em situações diversas, como dançar, tropeçar, escorregar. Alguns traumas maiores, como acidentes automobilísticos e motociclísticos, também podem levar a lesão do LCA; nestes casos, lesões associadas são frequentes. No Brasil, sem dúvida nenhuma que o futebol é o esporte campeão em número de lesões do LCA, mas elas podem ocorrer no basquete, no vôlei, no tênis, no skate, no handebol e em vários outros esportes. Principalmente esportes que envolvam contato, desacelerações, mudanças de direção, saltos e aterrissagens.

A CLÍNICA

A Clínica Dr. Jorge Wenke foi fundada pelo Médico Ortopedista Dr. Jorge Rafael Wenke, e tem como objetivo  se tornar uma clínica com um excelente padrão de  atendimento a qualquer tipo de patologia e problema ortopédico.

NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO

(21) 2274-5860 / 2274-6705

Av: Ataulfo de Paiva, 135/917
(Ed. Cidade do Leblon)
Leblon / RJ

Submitting Form...

The server encountered an error.

Formulário recebido.

©2016. Desenvolvimento Vircom Design. Todos os direitos reservados